Design _ 22 julho _ por Silvana Maria Rosso

Panerai: alma italiana e precisão suíça

A marca de relojoaria de luxo une o design italiano com a precisão suíça das proporções, cores e detalhes. “Atenção aos detalhes é fundamental”, diz o diretor Alessandro Ficarelli.

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Exploramos o universo da Panerai em uma conversa inspiradora com Alessandro Ficarelli, diretor de marketing. Com passagens por Bulgari e duas décadas no grupo Richemont, o executivo italiano alia visão analítica e paixão pelo design — guia da identidade da marca. Com alma italiana, herança militar e produção suíça, a Panerai honra sua história enquanto projeta o futuro. Destaca-se pelo uso de materiais inovadores e por oferecer experiências exclusivas a sua clientela VIP. Com raízes italianas, Panerai nasceu em 1860, em Florença, com Giovanni Panerai. Inicialmente revendedora, tornou-se fabricante sob a liderança do Guido, filho de Giuseppe Panerai, criando relógios para a Marinha Italiana a partir de 1935. Por décadas, produziu exclusivamente para uso militar. Apenas em 1993 seus modelos foram oferecidos ao público civil. “Redesenhamos a caixa e ajustamos as proporções para atender ao novo público”, revela a marca. A Panerai deu seu verdadeiro passo no universo do luxo em 1997, ao ser adquirida pelo Grupo Richemont. Com a reabertura da histórica boutique em Florença, iniciou sua expansão global. A produção permanece em Neuchâtel, unindo design italiano e precisão suíça. Embora criada para o público masculino, “muitas mulheres adoram usar um relógio grande no pulso”, ressalta Alessandro Ficarelli. O design da Panerai tem raízes profundas na história. “Cada projeto começa com inspiração histórica”, afirma Alessandro. Em Milão, a equipe de design cuida com precisão das proporções, cores e detalhes, pois, como ele destaca, “a atenção aos detalhes é fundamental”. A marca possui quatro coleções principais, sendo o Luminor Marina a mais emblemática — destaque recente em feiras internacionais e no Salone del Mobile, onde tem participado como Official Time Keeper. Um dos destaques da Panerai em 2025 é Jupiterium. "É um planetário e um relógio, uma visão de Galileu transformada em arte", descreve o diretor da empresa. A peça exibe o movimento de Júpiter e suas luas, com a visão geocêntrica do cientista. Com mostrador e calendário perpétuo, une arte, ciência e relojoaria em uma criação única. Para Alessandro Ficarelli, os relógios vão além da função: são verdadeiras joias masculinas que expressam identidade e sofisticação. A escolha do modelo pode variar com o humor, a ocasião e o estilo pessoal — assim como um sapato ou uma gravata. Apaixonado por relojoaria, Ficarelli afirma: "O verdadeiro luxo é o tempo, é o gerenciamento de tempo”. Em um mundo acelerado, ele defende viver com propósito, leveza e autenticidade.