Design _ 30 maio _ por Silvana Maria Rosso

Draga & Aurel: entre a arte e o design

Draga Obradovic é sérvia. Aurel Basedow, alemão. Ambos apaixonados pela Itália, estudaram artes em Florença nos anos de 1980. Ela seguiu o campo da moda; e ele, das artes plásticas, da música e da educação.

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Conhecidos por combinar métodos originais com abordagem artística de materiais e composição, Draga Obradovic e Aurel Basedow percorreram caminhos semelhantes, mas só se encontraram em Como, na Lombardia. Há mais de 20 anos casados, eles fundaram em 2007 Draga & Aurel, estúdio e oficina multidisciplinar de arte, design colecionável e itens de decoração. Eles são pioneiros no upcycling no setor do design. Eles começaram reinventando móveis e objetos vintage com um estilo próprio e dando forma às coleções Deshabillé e Heritage. A estreia em 2009, na Milano Design Week, marcou o início de parcerias significativas com empresas de mobiliário e decoração, como Baxter e Wall&Deco. Ao longo dos anos, vieram novas como Visionnaire e Gallotti&Radice, e mais recentemente Poltrona Frau e Giorgetti. Em 2019, o casal surpreendeu o público do evento milanês com a coleção Transparency Matters, que explora o uso e as possibilidades da transparência, sempre relacionada aos fenômenos de luzes e cores. Desde o seu lançamento, o estúdio continua a desenvolver a coleção, ganhando cada vez mais popularidade. Entre arte e design, os colecionáveis Transparency Matters são exibidos em prestigiadas galerias, como Rossana Orlandi Gallery, Nilufar Gallery, ambas na Itália, e Todd Merrill Studio, nos Estados Unidos. Apesar dos desvios de rota durante a trajetória de cada um, eles estavam realmente predestinados um ao outro, como Draga lembra: “Nós nos encontramos em Como, mas descobrimos tempos depois que, antes disso, tínhamos vivido por anos na mesma cidade. Não só frequentamos a mesma universidade como cursamos pintura, além de termos tido experiências espirituais idênticas. Mas não era o tempo justo ainda.” Originária de Cacak, na Sérvia, Draga, em 1984, transferiu-se para Florença, onde se formou em pintura pela Academia de Belas Artes, iniciando a carreira na moda, primeiro como modelo, depois como designer na área têxtil. De 1989 a 2005, colaborou como freelancer para estúdios em Londres, Paris, Belgrado, Milão e Florença. Até viver a crise que mudou o rumo de sua vida profissional, como confessa: “Acabou totalmente minha veia criativa. Mas, depois dessa crise, que durou alguns meses, nasceu o que vocês veem agora.” Já Aurel nasceu em Munique, na Alemanha, e iniciou a carreira como aprendiz de carpintaria em um ateliê de Beuerberg. Em 1986, mudou-se para Itália, sendo admitido na Academia de Belas Artes de Florença. Em Milão, concluiu os estudos em pintura na Academia de Artes de Brera. Por muito tempo, Aurel dedicou-se à música e se sustentou como educador. - Conhecido por suas linhas de mobiliários e peças de decoração contemporâneas e coloridas, o casal tem em comum a paixão por mercadinhos de antiguidades e usados e por arte contemporânea. A paixão por peças vintage nasceu do hábito de vasculhar feiras de antiguidade para decorar a própria casa. Sem saberem da existência da reciclagem e do upcycling por 10 anos, ambos deram nova alma a mobiliários usados, graças ao tecido criado por Draga e à técnica em resina desenvolvida por Aurel. Depois de três anos colocando a mão na massa, os artistas foram descobertos pela Baxter, empresa italiana conhecida por reinventar o couro, partindo para a produção em pequena escala. Nessa etapa, eles “aprenderam” a ser designers e ganharam visibilidade no mercado. Também nesse momento Aurel descobriu as possibilidades da resina epóxica. Depois da imersão no design, naturalmente, Draga e Aurel retornaram às origens, mudando o foco da produção para peças que transitam entre a arte e o design, sempre tendo a resina como marca registrada. O processo criativo é fluido e acontece como uma simbiose entre eles. Mas com a coleção Transparency Matters surgiu a necessidade de elaborar os projetar em softwares apropriados. Agora, Aurel dedica-se aos seus quadros abstratos e Draga está cada vez mais voltada ao projeto das coleções, habilidade desenvolvida a partir da experiência. Formas particulares, cores especiais, materiais plásticos e moldáveis. A maior parte das coleções Draga & Aurel é inspirada nos movimentos artísticos dos anos de 1960 e 1970. Para alcançar o resultado que surpreende e encanta, a principal etapa acontece na oficina da empresa. Para Draga Obradovic, a oficina é um viveiro de ideias e de experimentações, que abriga laboratórios de resina, de restauro, de estampa e de silkscreen. E é também o refúgio de Aurel Basedow, onde ele passa a maior parte do tempo pintando furiosamente e criando seus quadros feitos como uma espécie de colagem de pedaços de tapete, tinta e resina. Draga e Aurel representam um novo movimento - que não segue à risca a tradicional definição de design. Ora parecem alquimistas descobrindo o potencial dos materiais, ora são artesãos manufaturando, desconstruindo e reconstruindo móveis para casa ou artistas movidos pelas inspirações apresentadas no dia a dia, que criam acessórios e mobiliários despretensiosos para o lar, funcionais e bonitos. - Fotos, vídeo e edição de imagens: Rafa Jacinto. Imagens complementares: Federica Lissoni, Riccardo Gasperoni, Fabrizio Cicconi, Nilufar Gallery, arquivo Draga & Aurel. Editor responsável: Renato Henrichs.