Design _ 22 abril _ por Silvana Maria Rosso

Fah Maioli: O design é uma conspiração criativa

Ele mergulha em dados do marketing, da indústria, da matéria-prima, e interpreta análises e tendências para transformar tudo isso em um produto com sentido e impacto.

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A trend analist ítalo-brasileira Fah Maioli diz que se fala muito em tendências na área do design. Mas, no fim das contas, o discurso costuma se limitar a cores, formas e materiais que estarão em alta no próximo ciclo. Para ela. isso é apenas a superfície. Tendências são muito mais do que estética — são sinais do futuro em gestação, um reflexo de transformações profundas que ainda estão se desenhando na sociedade. “Tendências são fenômenos socioculturais em movimento. Elas surgem quando o antigo ainda não foi embora e o novo ainda não nasceu”, explica. E o design? Segundo Fah, ele não se resume a um desenho bonito em 3D. Ele mergulha em dados do marketing, da indústria, da matéria-prima, e interpreta análises e tendências para transformar tudo isso em um produto com sentido e impacto. “O designer organiza caos e o transforma em produto", ressalta. A edição deste ano da Milano Design Week trouxe uma abordagem inovadora e sensível sobre o futuro do design. Com um tema que propõe uma mudança de paradigma, o Salone del Mobile convida a pensar o design não mais como algo centrado apenas no ser humano tradicional, “mas como uma prática voltada para os seres humanos em sua totalidade”. Fah Maioli observa que a edição deste ano da Milano Design Week, tanto no Salone quanto no Fuorisalone, buscou uma abordagem alinhada com um novo entendimento de humanidade e de mundo. Para ela, o design apresentado em 2025 não se dirige mais apenas ao indivíduo, mas sim a um ser humano conectado, inserido em um ecossistema amplo que inclui corpo, mente, consciência e o planeta. Duas novas tendências são o Wellness Design e o Design Transcendental. Elas vão além da cura e do cuidado com o corpo e tocam a consciência. "Estamos falando de um ser humano integral", afirma Fah. Convidada pela FLO Magazine, a analista realizou um tour especial pela Milano Design Week explorando lugares e experiências que revelam onde, afinal, nasce o verdadeiro espírito do design. Na caminhada pelas metatendências do presente e do futuro, a profissional ítalo-brasileira reflete sobre temas como o design centrado no homem, o antropoceno e a verdadeira essência criativa da cidade. "Em Milão, a gente precisa entender onde está o 'genius loci'... é aí que o design nasce", afirma. Veja no vídeo.