Design _ 04 janeiro _ por Silvana Maria Rosso

Martinelli Venezia: o estúdio onde tradição e inovação se conectam

Os italianos Carolina Martinelli, de Milão, e Vittorio Venezia, de Palermo, transformaram suas diferenças culturais em uma força criativa que redefine o design contemporâneo.

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O estúdio Martinelli Venezia combina o artesanal ao industrial, unindo tradição e inovação para contar histórias que conectam o passado ao futuro. Carolina Martinelli descobriu sua paixão pelo design no ambiente empresarial da família, especializada em embalagens farmacêuticas, o que despertou o interesse pela produção em larga escala. Já Vittorio Venezia cresceu na Sicília, imerso no universo artístico dos pais — o pintor e cenógrafo Enzo Venezia e a designer de interiores Antonia Trapani, ambos arquitetos. A obsessão por concursos universitários moldou sua visão criativa e culminou na conquista do prêmio Lucky Strike Junior World, que o levou a Milão, onde conheceu Carolina. Após anos em escritórios renomados, fundaram o Martinelli Venezia. Suas obras já foram expostas em museus como o Louvre e a Triennale de Milão. Hoje, o estúdio colabora com marcas icônicas como Moleskine e Meritalia, consolidando-se como referência no design internacional. Unidos por uma paixão que abrange todas as dimensões do design, Carolina e Vittorio Combinaram suas origens culturais distintas, transformando essas diferenças em uma força criativa única, que redefiniu sua abordagem ao design. Vittorio trouxe consigo a riqueza artesanal e a alma mediterrânea da Sicília. Carolina, por sua vez, incorporou ao estúdio a visão industrial e tecnológica da Lombardia. Essa fusão harmoniosa deu origem a dois espaços complementares: um estúdio principal em Milão e uma oficina experimental na Via Calderai, em Palermo. O diferencial do Martinelli Venezia está em sua filosofia do "não método". Longe de seguir fórmulas fixas, cada projeto nasce de um estado de descoberta e evolui por meio do diálogo. Seja colaborando com artesãos locais ou grandes indústrias, o processo é fluido, permitindo que o estúdio se reinvente continuamente. Para Carolina e Vittorio, o design é mais do que uma prática criativa: é uma ponte que conecta narrativas diversas, equilibrando o artesanal com o tecnológico e o local com o global. Essa abordagem única posiciona o Martinelli Venezia como um espaço de inovação e experimentação que transcende fronteiras e oferece um olhar renovado sobre o design contemporâneo. - A sede de Palermo, em uma histórica rua conhecida pela tradição de objetos em metal, é também ocupada por um micro museu dedicado às técnicas de trabalho em metal. Mais do que um local de exposição, a Officine Calderai é um ambiente vivo, onde design e artesanato se encontram para criar e inspirar. “Além de ser nossa sede operacional, é um lugar que continua a gerar ideias, um ponto de encontro e troca de pensamentos. É um espaço para projetar e criar”, enfatiza a arquiteta Carolina Martinelli. Para iniciar o projeto, um catálogo de objetos em metal foi desenvolvido pelo estúdio e produzidos pelos artesãos ainda presentes na rua, e futuramente envolver outros designers, projetistas e editores. O estúdio explora o design em todas as suas dimensões, desenvolvendo projetos que vão de livros, utensílios e móveis a interiores e galerias. Sem se prender a escalas ou materiais específicos, Carolina Martinelli e Vittorio Venezia veem cada novo desafio como uma oportunidade de inovação. “A técnica e o material são partes do jogo. São fundamentais e abraçam um ao outro. A nós interessa desafiar ambos”, destaca Vittorio. Essa filosofia de trabalho leva o estúdio a explorar os limites dos materiais, testando suas possibilidades e descobrindo novas abordagens criativas. Um exemplo é o projeto La Rocca dei Vasi, inspirado em Caltagirone, na Sicília, famosa por sua cerâmica. A cidade reflete uma dualidade: no centro, o artesanal; na periferia, o industrial. O projeto uniu as duas realidades, revitalizando áreas industriais abandonadas e conectando tradição e inovação. A proposta combinou os dois mundos e redefiniu as possibilidades do design contemporâneo: na base, vasos produzidos em escala industrial; no topo, elementos que remetem à cultura siciliana, como alças de ânforas e pescoços longos, moldados com técnicas tradicionais. Para o Martinelli Venezia, cada projeto é uma oportunidade de contar histórias. Às vezes, a escolha do material surge de um desejo de pesquisa, de explorar o desconhecido. O caminho não é pré-definido, mas, ao chegar ao destino, uma narrativa se revela e o design toma forma. Foi assim com UnSerial Bulbs, desenvolvido com vidro. O objetivo era transformar um produto industrial em algo único, explorando suas possibilidades. Com a ajuda de um soprador de vidro, o estúdio converteu uma simples lâmpada de bulbo em uma luminária com formas fora do comum. Em colaboração com o designer Alessandro Stabile, o estúdio Martinelli Venezia criou a Oto (One to One), uma cadeira de plástico que explora o controverso mundo desse material. O projeto começou como uma pesquisa experimental e evoluiu para uma produção industrial inovadora. Desde o início, o objetivo foi criar algo contemporâneo e sustentável, utilizando plástico reciclado em um design que otimizasse todo o processo, da fabricação à logística. A cadeira foi projetada com um molde plano, permitindo que as peças fossem montadas como um quebra-cabeça. Isso reduziu custos de transporte e armazenamento, já que mais cadeiras podiam ser acomodadas em menos pallets. O projeto também conectou produção e impacto ambiental. Por meio de uma parceria com uma ONG, cada cadeira vendida financia a coleta de lixo plástico dos oceanos. Essa abordagem alinhou sustentabilidade e design, resultando em reconhecimento internacional, como o prêmio Red Dot e uma seleção no Compasso d’Oro. O projeto reimagina toda a cadeia produtiva e logística, minimizando desperdícios e maximizando impactos positivos. Oto é uma declaração sobre como design, inovação e responsabilidade podem se unir para criar um futuro mais consciente.