Matteo Menotto, o designer transforma superfícies em arte
O designer têxtil italiano utiliza técnicas tradicionais de desenho à mão com inovações digitais para criar obras que encantam em lenços, cerâmicas e muito mais. Tudo começa com uma profunda pesquisa de imagens.
Desde criança, o talentoso Matteo Menotto já se destacava com lápis e pincéis nas mãos. Nascido na região de Friuli, na Itália, de estilo jovem e descolado, ele decidiu explorar sua paixão pela arte estudando Arquitetura em Veneza. "A arquitetura me levou ao mundo têxtil, inicialmente com o desejo de trabalhar com design de interiores e têxteis para casa", compartilha Matteo. Após se formar, Matteo aprimorou suas habilidades na prestigiada Central Saint Martins, em Londres. Daí, colaborou com empresas importantes como Chanel e Gucci, até abrir seu próprio escritório, o Immago Studio. Sua jornada começou no IED Moda Milano e no Esmod Berlim, até ingressar na Mantero Seta, uma histórica fabricante italiana, no distrito de Como. Atualmente, ele oferece consultoria de design para marcas renomadas como Lanerossi, Marzotto Interiors, Bulgari e até para a marca chinesa de celulares Realme. Em 2014, a Vogue Itália reconheceu seu talento por uma linha exclusiva de moletons de seda, inspirados em estampas de gravataria. Atualmente, Matteo vive em Milão, mas está sempre viajando em busca de novas referências. Ele se destaca por mesclar técnicas tradicionais de desenho à mão com tecnologias digitais, criando obras únicas em diversas superfícies, de tecidos a cerâmicas. Além do design comercial, Matteo também desenvolve projetos artísticos, como serigrafias que exploram temas históricos e culturais. Com uma habilidade natural para desenho e pintura, ele se aprofundou no design têxtil e se encontrou na moda. Hoje, cria estampas que são verdadeiras obras de arte. “Há uma magia quando você passa de um desenho 2D no papel para um tecido acabado”, descreve Matteo. “O que mais me fascina é ver como um mesmo desenho pode se transformar completamente dependendo da técnica de aplicação e das variações de cor. Para mim, não é sobre ser apenas designer ou artista, mas sim continuar uma pesquisa visual e encontrar uma linguagem que se aplique tanto a objetos comerciais quanto a obras de arte," conclui Matteo.